F.A.Q.

Como funciona o programa e a quem se destina?
O programa se destina aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano) das escolas públicas federais e as que integram as redes de ensino federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal e aos estudantes da Educação Infantil (creche e pré-escola), das escolas da educação básica pública, das redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal e das instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público.

Importante: as instituições mencionadas acima deverão constar no Censo Escola de 2017 e aderido formalmente ao Programa. A adesão é realizada no sistema PDDE Interativo.

Qual será o prazo para as escolas escolherem os títulos?

Tendo o resultado definitivo das obras selecionadas e presentes no Guia Digital, com publicação em 10 de outubro no site do FNDE, as escolas poderão escolher as obras do dia 18 de outubro até dia 5 de novembro.

Quantos livros a escola pode comprar?
Cada escola escolherá 2 (dois) exemplares por aluno e ainda contará com um acervo, que será fornecido pelo FNDE (não existe informações sobre critérios para a formação desse acervo).

 

Categoria 1 a 4 Acervos para sala de aula
1 – Creche I – 0 a 1 ano e 6 meses 20 obras
2 – Creche II – 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses 20 obras
3 – Pré-escola – 4 anos a 5 anos 11 meses 25 obras
4 – Anos Iniciais EF- 1º ao 3º ano 35 obras
Categoria 5 e 6 Acervos para biblioteca
5 – Anos Iniciais EF – 4º e 5º anos  50 obras
6 – Ensino Médio – 1ª a 3ª séries  50 obras
Categoria 5 e 6 Livros do Aluno
5 – Anos Iniciais EF – 4º e 5º anos 2 obras por aluno
6 – Ensino Médio – 1ª a 3ª séries 2 obras por aluno

Importante: 

 

  • As obras literárias serão compostas por livros reutilizáveis, devendo ser devolvido para a escola para posterior utilização por outro estudante/professor.
  • Para os Livros do Aluno (Categorias 5 e 6), deverão ser indicados duas opções de editoras diferentes. Assim, ao escolher estes dois livros a escola indicará obras de 4 editoras diferentes.
  • As obras literárias avaliadas no PNLD Literário 2018 terão ciclos de quatro anos para educação infantil, cinco anos para os anos iniciais do ensino fundamental e três anos para o ensino médio.
De que forma será feita essa compra?
A escolha das obras literárias será realizada de maneira conjunta entre o corpo docente e dirigente da escola com base na análise das informações contidas no Guia Digital do PNLD, considerando-se a adequação e a pertinência das obras literárias em relação à proposta pedagógica de cada instituição escolar e seguindo a seguinte estrutura:

  • Sistema de escolha nos moldes do livro didático;
  • Visualização das imagens das capas com acesso ao conteúdo do livro e do Manual do Professor;
  • Escolha por categoria ou gênero literário;
  • Escolha inicial dos livros que serão trabalhados em sala de aula e depois dos acervos;
  • Acervos customizados para cada escola.
Como será realizado o processo de escolha das obras?
A escolha será realizada no sistema PDDE Interativo no endereço eletrônico pddeinterativo.mec.gov.br e seu registro somente pode ser efetuado mediante CPF e senha do (a)diretor (a) da escola.
Do que é composto o material digital de apoio ao professor?
O material digital de apoio ao professor, facultativodeve estar em consonância, conforme o caso, com a BNCC (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental) ou as Diretrizes e Orientações Curriculares para o Ensino Médio e ser composto pelos itens descritos abaixo:

Material de apoio no formato pdf com informações que: (1) contextualizem o autor e a obra; (2) motivem o estudante para leitura/escuta e (3) justifiquem a pertença da obra aos seus respectivos tema(s), categoria e gênero literário; e (4) subsídios, orientações e propostas de atividades para a abordagem da obra literária com os estudantes.

Material de apoio no formato pdf com orientações para as aulas de língua portuguesa ou língua inglesa (conforme idioma da obra literária) que preparem os estudantes antes da leitura das respectivas obras (material de apoio pré-leitura), assim como para a retomada e problematização das mesmas (material de apoio pós-leitura).

Material de apoio no formato pdf com orientações gerais para aulas de outros componentes ou áreas para a utilização de temas e conteúdos presentes na obra, com vistas a uma abordagem interdisciplinar.

Material audiovisual tutorial/vídeo-aula facultativo que ofereça, aos professores, informações que (1) contextualizem o autor e a obra; (2) motivem o estudante para leitura e (3) justifiquem a pertença da obra aos seus respectivos tema(s), categoria e gênero literário; e (4) subsídios, orientações e propostas de atividades para a abordagem da obra literária com os estudantes.

Caso a avaliação pedagógica considere pertinente o material audiovisual, será destacado no Guia Digital do PNLD que a obra dispõe no manual do professor de tal recurso.

Como ter acesso às obras da editora do Brasil para análise?
Pelo menu de navegação do site www.pnldliterariobrasil.com.br é possível acessar todo o conteúdo das obras aprovadas no Programa, como os livros na íntegra para consulta e download dos materiais de apoio ao professor.
Quais foram as obras aprovadas da Editora do Brasil?
Selo Título Categoria Gênero Material Digital para o Professor Código
Editora do Brasil Claro, Cleusa. Claro, Clóvis. Categoria 4: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Conto Material de apoio no formato pdf com orientações gerais para aulas de outros componentes ou áreas para a utilização de temas e conteúdos presentes na obra, com vistas a uma abordagem interdisciplinar. 1191L18602
Editora do Brasil Com que roupa irei para a festa do rei? Categoria 4: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Poesia 1185L18601
Editora do Brasil Maria Mudança Categoria 5: 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Conto 1196L18602
FGV Editora Missa do Galo e outros contos de Machado de Assis Categoria 6: 1º ao 3º ano do Ensino Médio Histórias em Quadrinhos 1341L18606
FGV Editora O peru de Natal e outros contos de Mário de Andrade Categoria 6: 1º ao 3º ano do Ensino Médio Histórias em Quadrinhos 1354L18606
FGV Editora Entre silêncios e gestos Categoria 6: 1º ao 3º ano do Ensino Médio Romance 1259L18603
FGV Editora Lisboa: um sonho, um pesadelo Categoria 6: 1º ao 3º ano do Ensino Médio Romance 1285L18603

Central de Atendimento

Horário de atendimento:
Segunda à Sexta das 8h às 18h
0300 770 1055
atendimento@editoradobrasil.com.br

Siga-nos